O que é disputa de samba ?

  Se você  não está tão familiarizado com o mundo do samba, disputa de samba é um concurso eliminatório entre os compositores de uma determinada agremiação, de onde é escolhido o hino que a escola cantará em desfile.

  Nos ensinam os antigos que, antigamente, a escolha do samba era feita pelas pastoras. Cada compositor fazia um samba dentro de um determinado tema, e,  apresentados na quadra, aquele que fosse mais facilmente cantado seria o que a escola levaria para avenida.

 

                 A alegria das torcidas - final da Portela em 2001

  Com o tempo, essa concepção ingênua foi abandonada pelas escolas. Cada uma possui seus próprios regulamentos, mas, em geral, todas possuem sua ala de compositores, cujos integrantes criam  seus sambas concorrentes a partir de uma sinopse que descreve o que o carnavalesco pretende apresentar no carnaval. 

 

  Durante aproximadamente 3 meses, os sambas concorrentes são apresentados na quadra. Um corpo de jurados, escolhidos pela direção da escola, avalia minuciosamente cada concorrente, indicando os melhores até, finalmente, restar apenas um. O campeão. O samba-enredo oficial que a agremiação cantará uníssona no carnaval.  

  No caso específico da Portela, cada compositor entrega, dentro de um prazo pré-estabelecido, uma fita contendo a gravação de seu samba concorrente. As fitas são analisadas pela diretoria, que determina quais sambas  efetivamente participarão das eliminatórias na quadra.

  Reconhecida como a escola que possui a melhor ala de compositores do Rio de Janeiro, as disputas da Portela são sempre muito disputadas e animadas. Ao contrário de outras escolas, fica difícil apontarmos qual samba é o  favorito, visto que praticamente todos possuem condições de serem cantados no desfile.

  As torcidas são um espetáculo à parte. Muitos papéis picados e balões coloridos são levados para o centro da quadra pelos "torcedores", fãs que escolhem seus  favoritos e os incentivam cantando e dançando, num dos espetáculos mais bonitos do período pré-carnavalesco.

  

 

                         Balões coloridos e papéis picados no Portelão

  Para quem vive intensamente a magia das escolas de samba, o carnaval não começa em fevereiro, mas sim em julho ou agosto, quando começam as eliminatórias de samba. É hora de novamente ouvir o grito do puxador, a batida firme da bateria, e o sublime rodopio da porta-bandeira. É hora de matar saudade do amigo sambista que não se via desde o carnaval, tornar quadra, novamente, ponto de encontro obrigatório.    

  Ao final, quando tivermos o campeão, toda a escola, antes dividida entre vários favoritos, se une em torno do samba vencedor, num espetáculo de paz e união que apenas uma escola de samba pode oferecer.

  Então, participe. Traga seu papel picado, seus balões coloridos. Escolha seus favoritos. Pra que esperar até fevereiro? O Carnaval já começou!