Hist�rico
A primeira manifesta��o carnavalesca a adotar um grupo denominado comiss�o de frente foi as grandes sociedades. Esse grupo era formado por rapazes, elegantemente vestidos, que montados a cavalo vinham � frente dos carros aleg�ricos saudando o p�blico e os jurados.
A Portela foi a primeira escola que levou uma comiss�o de frente para a avenida. Chamava-se, na ocasi�o, "comiss�o de destaques", e tinha a inten��o de valorizar os componentes mais antigos, cuja idade avan�ada dificultava a participa��o em alas. A chamada "comiss�o de destaques" era formada por fundadores e colaboradores, que possu�am a incumb�ncia de apresentar a escola. Coube a Ant�nio Candeia, pai do famoso compositor Ant�nio Candeia Filho, a iniciativa de criar essa primeira comiss�o de frente de uma escola de samba. |
Aos poucos as demais escolas come�aram a adotar algum tipo de comiss�o para abrir as apresenta��es. Contudo, durante d�cadas, as comiss�es de frente viriam atr�s dos abre-alas e pede-passagem que as escolas levavam para avenida.
A Vizinha Faladeira, ainda na d�cada de trinta, procurou inovar, trazendo as comiss�es em limousine e montadas a cavalo, como nas grandes sociedades. Contudo, apesar das inova��es da escola do Santo Cristo terem dado resultado em 1937, quando saiu vitoriosa, o regulamento de 1938, o primeiro a reconhecer a exist�ncia das comiss�es, proibiu a utiliza��o de elementos estranhos � cultura das escolas de samba, determinando os rumos que o carnaval seguiria a partir de ent�o.
Se nas primeiras d�cadas as comiss�es eram constitu�das tendo como modelo a comiss�o original da Portela, ou seja, composta pelos componentes que tivessem representatividade para apresentar a escola, j� na d�cada de 60 algumas agremia��es procurariam fugir desse modelo tradicional.
Hoje, embora o regulamento
ainda permita, esse modelo original foi praticamente esquecido. Cada
comiss�o de frente constitui-se em um show � parte, com cada escola querendo
superar em criatividade suas oponentes, ensaiando complexas coreografias e
preparando belas fantasias.
Algumas comiss�es de frente pol�micas entraram para a hist�ria do carnaval carioca, como a comiss�o formada por astronautas, da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 1985, e exclusivamente composta por mulheres gr�vidas, da Unidos Vila Isabel, em 1989.
A cada dia tornam-se mais comum comiss�es de pernas-de-pau, que fazem acrobacias, saltos mortais e outras perip�cias. J� est�o marcadas na Hist�ria comiss�es que zelam pela perfei��o das coreografias, como as da Imperatriz Leopoldinense ao longo da d�cada de 90, e as que comoveram o p�blico, como a que revivia grandes nomes do samba, da Mangueira, em 1999.
As comiss�es de frente ainda est�o em evolu��o, e esse espet�culo ter� a cada ano um cap�tulo a mais para ser escrito.
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Equipe Portela Web - 2001
Pesquisa e cria��o de texto: F�bio Pav�o
Revis�o ortogr�fica: Fabr�cio Soares
Bibliografia:
ARAUJO, Hiram. Carnaval - Seis mil�nios de hist�ria. Rio de Janeiro. Gryphus. 2000
CANDEIA FILHO, Ant�nio & ARA�JO, Isnard. Escola de samba - �rvore que esqueceu a raiz. Rio de Janeiro, Ed. Lidador, 1978.