G.R.C.E.S.M. Filhos da Águia
Quatro anos após sua fundação, o G.R.C.E.S.M. Filhos da Águia se preparava para o seu primeiro desfile oficial. A escola foi batizada no dia 27 de janeiro de 2005, tendo como padrinhos Paulinho da Viola e Marisa Monte. A estréia, na noite de 4 de fevereiro de 2005, era esperada com muita apreensão, visível em diretores e crianças, que se concentravam na avenida Presidente Vargas no lado do edifício “Balança mas não cai”.
Os pouco mais de três meses de preparação não foram suficientes para que a escola desfilasse conforme o planejado. Nem a ausência do carro alegórico nem o fato de algumas alas estarem sem fantasia impediram que a Filhos da Águia entrasse na avenida Marquês de Sapucaí com entusiasmo.
Como convidada, nossa escola de samba mirim começou seu desfile por volta de meia-noite. A chuva miúda, que insistia desde a tarde, não minou a alegria das crianças. Por outro lado, era notável a satisfação do presidente Osni do Nascimento em ver a escola mirim contar e cantar o enredo Um Sonho de Natal, uma homenagem ao centenário de Natalino José do Nascimento, se vivo estivesse.
Uma feliz surpresa foi a apresentação dos casais de mestre-sala e porta-bandeira mirins, que bem não disfarçavam o carisma e a elegância que sempre marcaram a dança portelense. Além disso, o bom samba-enredo e a boa apresentação da bateria animou todos que assistiam ao desfile da escola das arquibancadas, portelenses ou não, tanto que muitos resolveram descer e acompanhar o desfile mais de perto, formando o "arrastão" atrás da escola.