Portela 1975 - "Macunaíma, herói de nossa gente"

 

 "E o homem sou eu, minha gente, e eu fiquei pra vos contar a história. Por isso que vim aqui. Me acocorei em riba destas folhas, catei meus carrapatos, ponteei na violinha e em toque rasgado botei a boca no mundo cantando na fala impura as frases e os casos de Macunaíma, herói de nossa gente. Tem mais não". 

                                            Mário de Andrade, no epílogo de Macunaíma.

 

         

  Assim como no ano anterior, o desfile das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro estava marcado para a Avenida Presidente Antônio Carlos. Dessa vez, a única diferença seria a mão invertida do desfile, que deveria acontecer no sentido Avenida Beira-mar/Praça XV, ao contrário de 1974.      

 

  O vice-campeonato do ano anterior traz confiança ao departamento cultural dirigido por Hiram Araújo, que, segundo o próprio, começava a apresentar os resultados esperados. A obra de Mário de Andrade, que ainda colhia os frutos do filme, agora seria valorizada pelo samba, maior manifestação popular do Brasil.

  Macunaíma era a própria imagem do Brasil, um auto-retrato de nossa sociedade, e é com o objetivo de mostrar essa relação que os 3.500 portelenses, um contingente espantoso, entram na avenida em busca do tão sonhado campeonato.

                 Desfile da Portela - 1975

             A colorida Águia de 1975

  A história foi dividida em 10 quadros. Uma colorida águia abre o cortejo das 61 alas. Estandartes e alegorias de mão demonstram as diversas tribos, compondo o cenário descrito pelo famoso escritor paulista.

  A alegoria do Gigante Piaimã, construída por Cícero Delnero, destaca-se pelos efeitos, causando sensação na platéia. No terceiro carro, a socialite Beki Klabin era destaque, tendo como companhia Clóvis Bornay e Evandro de Castro Lima.

 

 

   

O belo samba de David Correa e Norival Reis é responsável pelo primeiro Estandarte de Ouro em samba-enredo da história da Portela. No carro de som, Silvinho da Portela e Clara Nunes defendem o samba com bastante empenho, auxiliados por Candeia e pelo próprio compositor David Correa. A bateria, redimindo-se dos problemas dos últimos anos, faz uma grande apresentação, obtendo a nota máxima que fugira nos desfiles anteriores.

  Uma grande constelação, representando o firmamento, fecha a apresentação da Portela, que deixa a avenida brigando pela conquista do campeonato.

  O resultado, entretanto, não foi o esperado. A quinta colocação estava aquém do que o público e a Portela esperavam. A nota mais baixa que a escola obteve foi dada pela jurada de Mestre-sala e Porta-bandeira Tatiana Leskova, nota 7.

Alegorias 10

Bateria 10

Comissão de Frente 10

Cronometragem e Concentração 10

Enredo 10

Evolução 9

Fantasias 8

Harmonia 10

Letra do Samba de Enredo 9

Melodia 10

Mestre-Sala e Porta-Bandeira 7

Total de pontos da Portela - 103

 

 

Portela 1975 
Enredo: Macunaíma
Compositores: David Corrêa e Norival Reis 

Portela apresenta
Do folclore tradições
Milagres do sertão à mata virgem
Assombrada com mil tentações
Cy, a rainha mãe do mato, oi
Macunaíma fascinou
Ao luar se fez poema
Mas ao filho encarnado
Toda maldição legou


Macunaíma índio branco catimbeiro
Negro sonso feiticeiro
Mata a cobra e dá um nó


Cy, em forma de estrela
À Macunaíma dá
Um talismã que ele perde e sai a vagar
Canta o uirapuru e encanta
Liberta a mágoa do seu triste coração
Negrinho do pastoreio foi a sua salvação
E derrotando o gigante
Era uma vez Piaiman
Macunaíma volta com o muiraquitã
Marupiara na luta e no amor
Quando para a pedra para sempre o monstro levou
O nosso herói assim cantou

Vou-me embora, vou-me embora
Eu aqui volto mais não
Vou morar no infinito
E virar constelação

 

Clara Nunes, David Correa e Candeia interpretando o samba de 1975 da Portela

 


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Equipe Portela Web - 2001

 

Pesquisa e criação de texto: Fábio Pavão

Revisão ortográfica: Fabrício Soares