26/01/07 21:25 RIO - Equipe Portelaweb
|
|
A Chama não se apagou!
Desde o dia 10 de junho de 2004, quando perdemos o domínio www.gresportela.com , vimos enfrentando algumas dificuldades, em primeiro lugar, em divulgar o conteúdo (quando adotamos o domínio www.portelaweb.art.com.br ) e, em segundo lugar, em definir o perfil do nosso trabalho (quando o site deixou de ser oficial em 29 de julho do mesmo ano.
|
Equipe Portelaweb
|
|
Festa de 5 anos da Equipe Portelaweb.
|
Histórico Desde 1999, portelenses participantes de uma extinta lista de discussão na internet (planeta samba) vinham, a exemplo do que ocorreu com o Salgueiro e com a Mangueira, criar uma equipe para planejar e executar um site e oferecer à diretoria da escola Durante todo o ano de 2000, as negociações prosseguiram, com resistências e incompreensão e desconhecimento de ferramenta ainda tão restrita à maioria da população.
Acabou-se que não se conseguiu sensibilizar a diretoria sobre a importância de a Portela possuir um site oficial.
Incansáveis e abnegados, esse insucesso não nos impediu de, no dia 25 de novembro de 2000, criar e lançar na grande rede o site não-oficial da Portela www.gresportela.com)
Em 2001, com a contratação de Alexandre Louzada, que retornava à Escola desde 1986 (com o projeto de reformular toda a estrutura de barracão e de ateliê), as conversas foram retomadas. Dentro daquele projeto de reestruturação da Escola, acreditava-se na importância da inclusão da Portela na grande rede como um dos fatores de sua modernização, na época.
|
Equipe Portelaweb
|
|
Equipe Portelaweb e amigos na final de samba na Portela 21 de outubro de 2005
|
Desse modo, a Equipe Portel@web passou a ser a responsável pela elaboração do site oficial do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, com o objetivo de divulgar e preservar a sua história e a dos portelenses, bem como manter informados todos os amantes e admiradores da Majestade do Samba e dos sambistas em geral sobre tudo o que acontecia na quadra, nos ensaios técnicos e no barracão, além de manter um fórum de discussão, o antigo Livro de Visitas.
Informação, história e pioneirismo
Dos preparativos para o carnaval de 2001 até os preparativos para o de 2004, a Equipe Portel@web sempre primou pela divulgação de notas e informações do conteúdo com fontes oficiais e bibliográficas, rigor na elaboração dos textos, sempre inéditos e autorais, e no seu tratamento e respeito à Agremiação.
Foram quatro carnavais acompanhados de perto, desde a definição do tema-enredo, divulgação da sinopse, dos figurinos, dos protótipos das fantasias, acompanhamento dos sambas concorrentes – com todos os áudios e letras – e cobertura das finais, além da feirinha virtual, com todos os contatos e fotos das alas.
|
Portelaweb
|
|
Equipe Portelaweb e amigos - Grito de carnaval - 2007
|
Nos preparativos para a reedição de Lendas e mistérios da Amazônia, além de disponibilizarmos todas as informações referentes ao carnaval de 2004, oferecemos ao internauta o especial Portela 1970, com a sinopse original, croquis dos carros, a descrição do desfile e o áudio do samba de Catoni, Jabolô, Valtenir na voz de Chico Buarque de Hollanda e MPB4 com o objetivo de tentar trazer de volta para os portelenses a magia do histórico campeonato.
Não satisfeitos, inauguramos um espaço hoje amplamente usado por diversos sites: o De Olho no Barracão, onde mostrávamos o passo-a-passo dos trabalhos no antigo barracão da Rodrigues Alves.
Durante todo o tempo em que esteve no ar, tanto como veículo não-oficial quanto como oficial, o site sempre teve postura independente, democrática e transparente. Sempre foi aberto espaço aos internautas registrarem quaisquer críticas, responsáveis, direcionadas à administração. Desde o início, tivemos – e continuamos tendo – total clareza sobre esse papel de porta-voz do site.
|
Equipe Portelaweb
|
|
Grito de carnaval - Portelaweb e amigos - 2005
|
Dúvidas e incertezas
Num gesto de respeito à decisão das urnas decidimos retirá-lo do ar. Cabe lembrar que jamais o então site oficial foi utilizado como veículo de propaganda para quaisquer chapas, ainda que alguns (ALGUNS) membros – como pessoas físicas e autônomas - da Equipe apoiassem e tenham participado da elaboração do programa e planejado as estratégias de campanha da chapa Família Portelense, do candidato derrotado, Marquinhos.
A partir de então, sem o status e a primazia das notícias oficiais, hospedamos o conteúdo no atual www.portelaweb.com.br )
e procuramos ter como orientação evidenciar o seu perfil histórico.
Entre momentos de dúvidas, incertezas, dificuldades de atualização e desânimo mesmo da maioria dos membros, conseguimos unir forças e esforços para continuar levando o projeto adiante: comemoramos, com amigos e convidados, cinco anos de existência, com um coquetel no Portelão e outro no Centro Cultural Tia Doca, nos dias 25 e 27 de novembro de 2005, respectivamente. Esta comemoração foi importante para nós mesmos mostrarmos que somos portelenses, antes de tudo, e devemos respeito a todas as pessoas que participaram direta e indiretamente da construção deste sonho real e que sempre confiaram e acreditaram no nosso trabalho.
Candeia, luz da inspiração
Sob a inspiração de Candeia, mestre da resistência da Portela e da cultura do samba, a Equipe recebeu novos companheiros, participantes ativos dos fóruns virtuais e daquele Livro de Visitas, e ganhou fôlego para discutir com os “antigos” as questões que estavam emperrando o seu cotidiano. Muitas discussões, reuniões, busca de soluções... E eis que conseguimos dar o primeiro passo: mudar o modelo de atualização, com a distribuição de competências, flexibilização das tarefas e racionalização e agilização do conteúdo. Dentre as novidades, a criação deste espaço, ora sob forma de editorial, que pode servir como um diálogo, divulgação e/ou aprofundamento de notícias sobre a Portela e os portelenses.
Além desta seção, evidenciamos os links que requerem maior dedicação de nossa parte em função de sua importância nos nossos objetivos – que continuarão disponíveis para consulta no menu à esquerda – na página central ou como Manchete ou como destaque ou como notas:
Além desta seção, evidenciamos os links que requerem maior dedicação de nossa parte em função de sua importância nos nossos objetivos – que continuarão disponíveis para consulta no menu à esquerda – na página central ou como Manchete ou como destaque ou como notas:
Celeiro de Bambas;
Bateria;
Outros Carnavais;
Crônicas;
Entrevistas.
|
Por ora, a disposição do conteúdo obedece esta configuração. As matérias foram/estão sendo revisadas e atualizadas nos textos e nas imagens; e, também, estaremos disponibilizando galerias de fotos antigas e atuais, devidamente creditadas, dos arquivos Portelaweb e de Instituições onde pesquisamos nossas fontes.
Além disso, estamos em fase inicial de mudança do layout do site.
Acreditamos que estamos inaugurando uma nova etapa na história do site e da Equipe realizadora, sempre com o objetivo de preservar e divulgar a memória da Portela e os portelenses.
Participe e colabore com críticas e sugestões.
Equipe Portelaweb – Formação atual:
ALMIR BARBIO
CHICO FROTA
CRISTIANO CORDEIRO
FÁBIO PAVÃO
FABRÍCIO SOARES
GERALDINO JOSÉ
JORGE MADEIRO
LUCIA PINTO
MARCELO HAGREEVES
MARCELO PEÇANHA
MARCELO SUDOH
MÁRCIO ROBERTO
PAULO RENATO
PEDRO MIGÃO
RODRIGO PRATES
ROGÉRIO RODRIGUES
VANDERSON LOPES
Saudações Portelenses!
|
|
|
|
VEJA TAMBÉM:
28/06/07 09:07h
Portela no PAN
24/06/07 20:56h
ÚLTIMA SEMANA PARA SÓCIOS NA PORTELA
24/06/07 18:28h
Dutra e Melo agora é rua Compositor Manacéa
23/06/07 23:01h
Portela será a atração do jantar oficial do Pan
22/06/07 13:25h
O baluarte Manacéa será nome de rua em Oswaldo Cruz
19/06/07 10:42h
Feijoada da Portela: quatro anos de absoluto sucesso
27/05/07 06:06h
"Natal da Portela" foi injustiçado pelo mercado
22/05/07 09:33h
Projeto do SESC valoriza a cultura de Madureira e adjacências
21/05/07 10:27h
Nilo Mendes Figueiredo é reeleito na Portela
18/05/07 22:34h
Portela escolhe seu novo presidente neste sábado
Portel@web - 6 ANOS |
Desde 25/11/2000
valorizando a história da Portela e dos portelenses
|
"Aqui deu frutos a semente que a Velha Guarda plantou"
|
 |
Esta Home Page é
dedicada à memória
do senhor Cláudio
Bernardo |
|