Paulo Renato
|
|
Lá vem Portela!
|
Com as arquibancadas lotadas por seus apaixonados torcedores, reunidos em torcidas como os "Guerreiros da Águia" (setor 03) e TOP (setor 05), a Portela entrou na Marquês de Sapucaí pisando forte. Faltando uma semana para o carnaval, a escola demonstrou, neste terceiro ensaio técnico, evolução em relação às apresentações anteriores, embora alguns detalhes ainda precisem ser corrigidos.
A comissão de frente arrancou aplausos, especialmente nas simulações para os módulos de julgamento ao longo da avenida. Diego Falcão e Alessandra, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, apesar da pouca idade, demonstraram segurança de veteranos. O ponto forte da dança do casal parece ser o bom entrosamento que trazem desde os tempos do Arranco. A águia metálica de 2006, a exemplo do último ensaio, retornou para a avenida orgulhosamente trazendo uma medalha. Cercada por bandeiras, a pequena alegoria trazia também personalidades importantes para a escola, como Waldir 59, Áurea Maria, Tia Surica e Timbira, os três últimos integrantes da famosa Velha Guarda Show.
As alas cantaram o samba com muita empolgação, em sua maioria evoluindo com bastante desenvoltura. Algumas alas comerciais, entretanto, ainda precisam melhorar o desempenho para o desfile da segunda-feira de carnaval. Neste último ensaio, a escola evoluiu compacta, exceto por um deslize na entrada da bateria no segundo box, que permitiu a formação de um clarão diante do setor 09. Nada que não possa ser corrigido para o desfile oficial.
Além da animação da maior parte dos portelenses, nas arquibancadas e na pista, o ponto alto do ensaio técnico foi o desempenho da bateria de mestre Nilo Sérgio. Reforçada pela presença das liras, anunciadas como grande novidade, os ritmistas da escola sustentaram o ritmo e esbanjaram criatividade, mostrando que, além da nota máxima, a bateria da Portela pode deixar o Sambódromo apontada como a melhor do carnaval carioca na atualidade.
Se no desfile oficial a Portela conseguir repetir o bom desempenho deste terceiro ensaio técnico, corrigindo as eventuais falhas que ocorreram, a escola pode obter uma boa colocação no carnaval de 2007. Evidentemente, os trabalhos no barracão e no atelier são importantes, mas, na Portela, é o componente quem faz a diferença. Parodiando o enredo de 2006, o ensaio deste sábado, 10, confirmou que "o melhor da Portela é o portelense".
Texto revisado por Fabrício Soares
|