“Portela, passado de glória"

 

A organização das Velhas Guardas dentro das escolas de samba é bastante antiga. Mas é a Portela que dá o pontapé inicial na criação da primeira VELHA GUARDA SHOW.

Na década de 70, Paulinho da Viola (foto), membro da ala de compositores da Portela, estava interessado em registrar o trabalho de grandes nomes do samba portelense, verdadeiros baluartes da escola azul e branca. Surgiu então a idéia de gravar um disco, e ele foi a campo para levantar composições e falar com os sambistas históricos. Quando o trabalho ficou pronto, ganhou o nome de “Portela, passado de glória”, de autoria da Velha Guarda da escola.

Assim, pelas mãos de Paulinho da Viola surgia a Velha Guarda da Portela. Em sua formação inicial, o grupo contava com a participação de Alberto Lonato, Alvaiade, Chico Santana, Manacéa e Ventura.

 

  Depois desse disco vieram mais dois: “Velha Guarda da Portela” e “Homenagem a Paulo da Portela”, em 1989 e 1990, respectivamente. Ambos os discos foram produzidos por Katsonuri Tanaka, um japonês apaixonado por música brasileira. Encontrá-los aqui é quase impossível, pois foram produzidos para o mercado japonês.

 


Texto protegido pelas leis que regem o direito autoral

Proibida a reprodução total ou parcial sem os devidos créditos ou autorização do autor

 

Equipe Portela Web - 2000

 

Pesquisa e criação de texto: Geraldino

Revisão ortográfica: Fabrício Soares