Novidades Portelaweb

Portela faz 84 anos e mostra sua nova cara
Mais notícias Imprimir  Voltar   
19/04/07 20:09
RIO - Equipe Portelaweb


Acervo Portelaweb

O intérprete oficial Gilsinho e o Mestre de Bateria Nilo Sérgio, Estandarte de Ouro Revelação 2006

11 de abril: a Equipe Portelaweb vem mostrar alguns dos novos rostos que tornam a escola de Osvaldo Cruz e Madureira, fundada por Paulo Benjamim de Oliveira, Antônio Rufino e Antônio Caetano, o famoso Celeiro de Bambas.

Não devemos esquecer que, daqui a 16 anos, a Portela será uma instituição centenária. Portanto, estes jovens portelenses que despontam agora como revelação para o grande público já estão à frente deste monumento da cultura carioca e têm a missão de continuar levando adiante o nome e o passado glorioso da Portela. Sempre olhando longe, para frente, do alto, como as águias fazem.

“Desperta, oh, grande mocidade!”

Acervo Portelaweb

Nilo Sérgio posa orgulhoso com seu Estandarte de Ouro. No discurso de agradecimento lembrou da importância do falecido Mestre Timbó na sua formação como ritmista da Tabajara do Samba

Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola recebe o Estandarte de Ouro na categoria Revelação

Algumas vezes contestada, a premiação do jornal O Globo aos destaques do carnaval é, inegavelmente, o grande sonho do sambista. Além do prestígio inerente à importância do veículo e de sua participação nos festejos carnavalescos, em geral, desde sua fundação, e do apoio à realização dos desfiles das escolas de samba nos seus primeiros tempos, o Estandarte de Ouro referenda determinados esforços e sinaliza tendências. No caso da Portela, ganhar, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio na categoria Revelação é mais do que sintomático: é uma certeza.

Desde 1991, quando Patrícia Costa, neta do falecido Sócio Número 1 da Portela, Cláudio Bernardo, recebeu o prêmio como Passista Revelação, parecia que a Majestade do Samba esgotara-se na sua função de ser um Celeiro de Bambas. Eis que, a despeito do triste ano de 2005, um alento afagou os corações portelenses machucados. Bruno Ribas, então nosso intérprete principal e atualmente na Mocidade Independente de Padre Miguel, recebe o cobiçado prêmio como revelação."

Em 2006, contando com dois jovens encabeçando segmentos caros a uma escola de samba tão tradicional como a Portela ( Gilsinho, filho de Jorge do Violão, como primeiro intérprete, e Nilo Sérgio, substituindo Armando Marçal, à frente da bateria), mais uma vez, a Portela é brindada com o mesmo prêmio, dessa vez, contemplando outro segmento.

Em 2007, Alessandra Bessa, então segunda Porta-Bandeira, substitui a veterana Andréia Machado, primeira na condução do Pavilhão, a pouco mais de um mês para o carnaval. Com personalidade, a jovem impressionou os jurados. Resultado: mais um Estandarte Revelação.

E como se não bastasse, o jovem Rhuanderson, fazendo valer a tradicional maneira portelense de sambar, recebe o prêmio como Melhor Passista, fazendo jus à linhagem de Tijolo, Nega Pelé, Moisés, Gilson, Jerônimo Patrocínio, Nívea, Jô e Nilce na arte do samba no pé característico de Oswaldo Cruz.

Diego Mendes

A jovem Porta-Bandeira Alessandra Bessa concentrada e orando antes do desfile

Jovem e guerreira

A jovem universitária carioca Alessandra Cristine Bessa Santos, Estandarte de Ouro Revelação, do jornal O Globo, assumiu o posto de Primeira Porta-Bandeira da Portela pouco mais de um mês antes do carnaval. Com o afastamento da veterana Andréia Machado por causa de problemas médicos, Alessandra, 20 anos, se viu diante de um grande desafio: defender o pavilhão da Águia, dando continuidade à linhagem das grandes porta-bandeiras portelenses, como Dodô, Vilma Nascimento, Irene 15, Regina, Andréia Machado e Gisele, por exemplo.

Portelense assumida, como gosta sempre de frisar, desfilou na Escola pela primeira vez, em ala, no inesquecível desfile de 1995, “Gosto que enrosco”, quando a Portela foi a vice-campeã.

Começou na arte da dança de porta-bandeira no Projeto-Escola de Manoel Dionísio, em 2002. Em pouco tempo, já estava defendendo o pavilhão do Grêmio Recreativo Escola de Samba Arranco do Engenho de Dentro, então no Grupo de Acesso A.

Na Portela, participou do concurso para a escolha do segundo casal em 2005, mas não foi classificada. Em 2006, foi convidada para formar, com Roberto Vinicius, o segundo casal.

Quando substituiu Andréia Machado, após o segundo ensaio técnico da Portela na Marquês de Sapucaí, não teve dificuldades de entrosamento com o primeiro mestre sala, Diego Falcão, pois já havia dançado com ele no Arranco. E de quem é amiga, desde os tempos de ensino médio no tradicional Colégio Pedro II.

Com personalidade, pisou a avenida no terceiro ensaio da Portela e mostrou uma segurança poucas vezes vista em uma estreante, sobretudo por se tratar do Pavilhão da Campeoníssima, com todo o seu “peso” e tradição.

Ainda que jovem e estreante, naquele início da madrugada de segunda para terca-feira de carnaval, impressionou o corpo de jurados da tradicional premiação do jornal carioca, entre tantos jovens talentos promissores. E a Portela, conquistou, assim, pelo terceiro ano consecutivo, o Estandarte de Ouro Revelação.



VEJA TAMBÉM:

09/08/07 13:45h
Monarco é convidado de honra em roda de samba em São Paulo

08/08/07 18:43h
Pastoras da Velha Guarda são a atração do mais novo sucesso de Oswaldo Cruz

03/08/07 15:31h
Roda de samba do Buraco do Galo agita Oswaldo Cruz

02/08/07 16:20h
Sábado tem mais uma edição do Pagode da Família Portelense

01/08/07 16:02h
Atraso na escolha do enredo preocupa os portelenses

23/07/07 19:15h
Definido calendário dos ensaios técnicos na Sapucaí

19/07/07 18:19h
Projeto Portelaweb será tema de palestra na 7a. Reunião de Antropologia do Mercosul

11/07/07 17:26h
Marquinhos de Oswaldo Cruz inaugura roda de samba na Portelinha

09/07/07 11:13h
Portela no PAN

09/07/07 11:11h
Portela será a atração do jantar oficial do Pan


Portel@web - 6 ANOS

Desde 25/11/2000

valorizando a história da Portela e dos portelenses

 

"Aqui deu frutos a semente que a Velha Guarda plantou"

 

Cláudio Bernardo

Esta Home Page é
dedicada à memória
do senhor Cláudio
Bernardo


G.R.E.S. Portela - sede social - Rua Clara Nunes, 81 - Cep 21351-110 - Fone: (21) 2489-6440

Copyright© 2000-2007 - Melhor Visualizado: 800x600 - Equipe  Portel@Web - Todos os direitos reservados - webmaster Rodrigo Prates