Acervo Portelaweb
|
|
Componentes portelenses na homenagem a São Paulo
|
Procurando se colocar indiferente aos problemas, os componentes portelenses bateram firmes seus pés sobre o tablado. A bateria, também prejudicada pelo barulho da madeira, segurava o ritmo da escola. O samba, de Picolino e Waldir 59, estava na boca das pastoras. Essa era a primeira das inúmeras vezes que a Portela se apresentava com um samba de Waldir, que emplacaria, a partir de então, um tetracampeonato na concorrida disputa portelense.
As alegorias representavam marcos históricos da história paulistana, como o primeiro colégio, criado por José de Anchieta, e os heróicos bandeirantes. Mais uma vez, Lino apresentava um trabalho impecável.
A comissão julgadora, formada por Renato Miguez, Mercedes Silva, José Nunes Sobrinho, Canuto Silva e Dulce Louzada, conferiu à Portela 161 pontos, deixando-a com a quarta colocação. Seis pontos a menos que a estreante Acadêmicos do Salgueiro, terceira colocada, e 19 pontos atrás da vencedora Estação Primeira de Mangueira.
Depois do desfile oficial, a Portela se exibiu com sucesso na cidade homenageada, como parte das comemorações organizadas pelo poder público local. As apresentações da Portela no Ibirapuera foram muito concorridas, atraindo grande número de turistas.
Portela 1954
Enredo: São Paulo Quatrocentão
Compositores: Picolino e Waldir 59
São Paulo
tu és o celeiro da nossa Nação
por isso mereces teu quatrocentão
e em tua homenagem nos congratulamos
São Paulo
com teus cafezais, tua indústria fabril
tu és o orgulho do nosso Brasil
São Paulo
tu és cidade-orgulho de nossa nação
tu és a cidade-jardim
Terra da Promissão
Tu és, São Paulo, centro industrial
Verdadeiro arsenal desta imensa Nação
Salve teus quatro centenários
teus bandeirantes lendários
desbravando o sertão
Salve teus bravos fundadores
que têm seu nome na história
Salve teu povo varonil
orgulho do nosso Brasil
foste formado com honras e glórias
Equipe Portelaweb - 2003
Texto revisado por Fabrício Soares
Texto protegido pelas leis que regem o direito autoral. Proibida a reprodução total ou parcial sem os devidos créditos ou autorização do autor. |